Logo da Klivo

29/04/2022

Cuidado multidisciplinar: como auxilia na melhora dos resultados clínicos?

Entenda a importância do cuidado multidisciplinar para a melhora dos resultados clínicos de um paciente crônico!Garanta os cuidados com a sua saúde.

Cuidado multidisciplinar

Equipe multidisciplinar

Doença crônica

Cuidado multidisciplinar: como auxilia na melhora dos resultados clínicos?

Entenda quais são os principais aspectos que tornam o cuidado multidisciplinar tão importante na melhora do seu quadro clínico.

O que você verá neste artigo:

O que é cuidado multidisciplinar?

Paciente além da doença crônica

Importância e impacto nos resultados clínicos 

Conheça o time multidisciplinar da Klivo

A adoção de uma equipe multidisciplinar tem se mostrado uma estratégia cada vez mais eficaz quando o assunto é cuidado com pacientes crônicos. Os problemas relacionados a uma condição crônica, como diabetes ou hipertensão, podem ser complexos e afetar tanto o corpo, quanto a mente. Mas, afinal, o que é cuidado multidisciplinar e qual a sua importância para o tratamento de uma condição? Vamos juntos descobrir?!

O que é cuidado multidisciplinar?

A equipe multidisciplinar é formada por um grupo de profissionais de saúde que trabalham em conjunto com o objetivo de promover o cuidado integral do paciente. Este acompanhamento é completo, pois as especialidades de saúde são complementares, e proporcionam um acompanhamento que atende todas as necessidades do indivíduo. 

Assim, quando falamos em cuidado multidisciplinar, estamos nos referindo a uma abordagem que tem como objetivo promover um tratamento que envolva todos os aspectos que podem influenciar a vida do paciente crônico, com ações que vão além dos aspectos físicos da doença. 

Paciente além da doença crônica

Como falamos, esse cuidado está relacionado a um olhar mais humanizado para o indivíduo, o que significa entender que um paciente é muito mais que sua própria condição. Aqui na Klivo, por exemplo, entendemos que o olhar para o ser humano deve ser integralizado e não fragmentado, levando em consideração seus aspectos clínicos, motivacionais, espirituais, socioafetivos e realidade social, além de diversos outros aspectos que são inerentes da complexidade do mesmo. Desconsiderar todos esses pontos, significaria oferecer um tratamento superficial, que não contemplaria todas as necessidades do paciente crônico. 

Por essa razão, temos o objetivo de criar um relacionamento próximo com nossos membros, entendendo seus hábitos, estilos de vida, relação com a família e convívio com a doença. Não se trata de uma relação comercial, mas sim de um vínculo que contribui verdadeiramente para o progresso do quadro clínico. Tudo isso com uma premissa básica: o membro sempre virá em primeiro lugar! Só assim podemos criar mudanças significativas, concorda?

Importância e impacto nos resultados clínicos

Agora que você já entendeu melhor como funciona o cuidado multidisciplinar, pode ser que ainda se pergunte quais são realmente os benefícios que essa abordagem pode trazer para os pacientes. 

Através de um time capacitado é possível que tanto as necessidades pontuais como individuais do paciente sejam mapeadas. Dessa forma, podemos construir jornadas com foco nas necessidades e objetivos de saúde do mesmo. Por sua vez, esse processo é capaz de favorecer o tratamento proposto, tornando as mudanças de hábitos e estilo de vida (necessárias após o diagnóstico de uma doença crônica) muito mais simples de serem seguidas, o que também impacta de maneira positiva nos índices de saúde.

Vejamos os principais benefícios que o cuidado multidisciplinar pode proporcionar:

Melhor perspectiva sobre o cuidado, favorecendo o maior número de intervenções em diversas áreas da vida; 

Garantia de um cuidado que contemple um olhar mais amplo para a saúde e bem-estar do indivíduo; 

Empoderamento do autocuidado do paciente e novas formas de viver e conviver com a doença;

Prevenção e/ou diminuição do agravamento de condições de transtornos mentais;

Aquisição de um espaço de escuta e pertencimento do qual o paciente tenha a possibilidade de reavaliar pensamentos, sentimentos e comportamentos;

Aumento do autoconhecimento e mais entendimento sobre o próprio tratamento; 

Suporte para auxiliar na reavaliação e criação de planos e metas;

Ressignificação da autoimagem do paciente.

Maior sentimento de pertencimento e engajamento.

E como já dissemos, todos esses benefícios são essenciais para a melhora dos resultados clínicos, em partes, porque estão relacionados a um sentimento de acolhimento percebido pelo paciente, que passa a ver o tratamento, e as mudanças provocadas por ele, de uma maneira mais leve. E quando a pessoa consegue ter um olhar mais positivo sobre a própria condição, é muito mais fácil controlar a doença crônica e contribuir para que corpo e mente se mantenham saudáveis. 

Conheça o time multidisciplinar da Klivo

Diante de tudo que já falamos, fica fácil entender como o cuidado multidisciplinar pode contribuir de maneira positiva na melhora do quadro clínico e do bem-estar e qualidade de vida do paciente, não é? Principalmente ao considerar que as doenças crônicas são multifatoriais, ou seja, existem diversas causas que podem facilitar o seu desenvolvimento e agravamento, visto que uma condição pode acabar levando a outra, tornando inviável que o tratamento seja realizado por um único profissional. 

Justamente por isso, os membros Klivo contam com um time completo, composto por  médicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos que acreditam que esse cuidado deve ser realizado de uma forma leve e fluída, para que o membro sinta o menos possível os impactos da doença, convivendo de maneira positiva com sua condição clínica. 

Você já sabe como o cuidado multidisciplinar é importante, agora é hora de olhar para a sua saúde! Saiba mais sobre a Klivo e entenda como nossas soluções podem te ajudar a ter mais qualidade de vida, saúde e bem-estar.